sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Solução simples garante acessibilidade

Um degrau de 18 centímetros se resolve com rampa móvel
Promover a acessibilidade não é tão difícil. Basta boa vontade e um pequeno investimento. Meus filhos fizeram dois anos e achei que estava na hora de colocá-los na escolinha maternal. Pesquisei sobre as principais escolas do bairro, escolhi quatro e fui até elas para conhecer e fazer orçamentos. Não foi surpresa perceber que poucas escolas tem acessibilidade completa. Na verdade, apenas uma delas tinha acesso a todos os pavimentos e banheiro adaptado para deficientes.
Como acessibilidade total não era fator determinante, afinal eu não precisaria acessar todos os locais da escola, relevei este detalhe e busquei outras características que atendessem nossas necessidades. A principal delas era distância de casa. A escola totalmente acessível era também a mais distante, portanto seria um problema levar todo dia os meninos de carro para a escola. Decidi então pela escola mais próxima, pois seria possível a babá levá-los a pé quando necessário. Porém a escola era também a menos acessível de todas. 
Projeto da rampa, que poderia ser feita de metal ou madeira
Escadas em todos os andares, desníveis para todo lado. Conversei com o gerente de lá e expliquei que precisaria acessar pelo menos o hall principal, pois ali era coberto e é um lugar onde eu poderia participar de reuniões de pais, poderia esperar a saída dos meus filhos e outra atividades. Expliquei que eu trabalho com acessibilidade e faço projetos com base na norma da acessibilidade, determina pela NBR
Rampa pronta, ficou leve e muito bem feita
A escola escolhida foi a Ipê Amarelo, e o projeto foi elaborado com base na NBR9050, utilizando a inclinação de 10%, a rampa deveria ter um metro e oitenta de comprimento, por um metro de largura. Coincidentemente, o gerente da escola é sócio de uma serralheria, e em uma semana providenciaram a rampa móvel, a estrutura foi feita de ferro e o corpo foi feito de madeira, isto garantiu que a rampa ficasse leve, fácil de ser colocada e agora permite a pessoas com mobilidade reduzida acessarem o hall da escola quando necessário. Agradeço ao Allan e à Bete pela disposição em adaptar a escola à minhas necessidades, e agora podem também atender outras pessoas que tenham esta necessidade.

Um comentário:

  1. Boa tarde! Tudo bem? Achei muito bacana essa rampa e precisaria de uma dessa para o meu escritório. O escritório deveria ter piso elevado, porém, o proprietário fez piso normal, então logo na entrada temos um degrau. Como faço para conseguir uma dessa?

    ResponderExcluir

Rampa móvel está disponível para uso no Bairro Buritis

Após os primeiros testes da rampa móvel desenvolvida em parceria com a Metal Romana (www.metalromana.com.br) na Super Tintas, que ficava na ...